Destaques, Geral

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 9:43.

PREVENÇÃO

Fisioterapia na terceira idade

A fisioterapia deve ser iniciada precocemente e não deve ser feita somente quando a pessoa atinge a terceira idade, ela deve ser feita de forma preventiva para evitar quedas e outras doenças nos idosos


Chegar à terceira idade com saúde e disposição física é para poucos. Mas as pesquisas revelam que essa classe só tem crescido e a busca pela qualidade de vida também. A fisioterapia encarada como estratégia preventiva pode diminuir os riscos de quedas e outras doenças nos idosos. A fisioterapeuta Ana Luiza Bavaresco, aconselha que a atividade deva ser feita pelos idosos como medida preventiva e não somente quando há problemas visíveis. “A prevenção na terceira idade vem se tornado cada vez mais importante devido ao fato de proporcionar uma melhorara na qualidade de vida e diminuir o risco de quedas e outras doenças, deixando o idoso mais preparado paras as modificações da terceira idade”.

A fisioterapia para idosos é conhecida como geriátrica e de acordo com Ana, é extremamente importante ao idoso quando atinge a terceira idade (considerada 60 anos em países desenvolvidos e 65 anos em países em desenvolvimento). Ela explica que há uma série de mudanças no organismo, como alterações no aparelho locomotor (diminuição da força muscular, do condicionamento cardiovascular, do equilíbrio, diminuição da mobilidade levando a alterações na postura e na marcha), além de alterações em sistema digestivo, endócrino, urinária, nervoso, respiratório, ósseo, circulatório, imunológico. “A fisioterapia é fundamental para tratar e prevenir tais alterações, melhorando assim a qualidade de vida dos idosos”.

Fisioterapeuta Ana Luiza Bavaresco

Fisioterapeuta Ana Luiza Bavaresco

Os idosos devem procurar esse atendimento precocemente. A fisioterapeuta afirma que o serviço ajuda no tratamento de patologias já instaladas como para prevenção de doenças. “Se o idoso já tiver um problema quanto mais cedo tratado melhor o resultado, pois menores serão as sequelas. Sendo assim o idoso dever procurar a fisioterapia ao notar alterações como perda de força, dificuldade para caminhar e realizar suas atividades de vida diária, rigidez articular e dores na coluna”, revela.

Benefícios da atividade

A fisioterapia propicia ao idoso aumento da força muscular, do equilíbrio, diminuição da dor, melhora da marcha (caminhada), melhora da flexibilidade, da coordenação, da circulação, resultando em uma melhora nas atividades de vida diária (pentear o cabelo, tomar banho, tarefas domésticas) levando assim ao principal benefício da fisioterapia que é a melhora na qualidade de vida do idoso. Alguns itens contribuem para a diminuição da qualidade de vida do idoso, como as dificuldades de locomoção, as limitações dos movimentos e a diminuição das atividades de vida diárias.

Segundo Ana, as atividades que podem ajudar os idosos são os exercícios de alongamento, de fortalecimento muscular, treino de equilíbrio e propriocepção, exercícios respiratórios, também com o uso de alguns aparelhos e técnicas manuais. Ela lembra que antes dos exercícios é necessário uma avaliação criteriosa de cada idoso podendo assim proporcionar o tratamento ideal para cada caso.

 

Publicado por

Compartilhe essa notícia:


Mais recentes

>>> Edição 01-07-2014
>>> Edição do dia 24/06
>>> Atleta de Ibiraiaras é destaque na Chapecoense
>>> Garota Regional 2013 é de Mato Castelhano
>>> PIB de São João da Urtiga cresce 38,96%



Criação e Desenvolvimento: @dCarvalho Web Design

JORNAL GAZETA REGIONAL - Rua Andre da Rocha, 280, Centro, Lagoa Vermelha, RS, Fone: (54) 3358-8560
redacao@gazetaregionalrs.com.br
2013 (c) Todos os direitos reservados
Curta a gente Siga-nos Acesso o Flickr Youtube